quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O QUE VOCÊ FAZ COM "SEUS PLÁSTICOS"?

DESCOBERTO UM CONTINENTE DE LIXO PLÁSTICO




Durabilidade, estabilidade e resistência à desintegração, são as propriedades que fazem do plástico um dos produtos com mais aplicações e múltiplas utilidades para o consumidor final. São também elas, que uma vez esgotadas, o tornam um dos maiores vilões ambientais!
São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração provém da terra.



Foto do vórtex

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, a qual é já considerada a maior concentração de lixo do mundo!
E não é para menos, pois tem cerca de 1000 km de extensão. Vai da Costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão, atingindo uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, sapatos, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e toda a sorte de manufaturas passiveis de serem feitas de plástico.
Segundo os “descobridores” deste verdadeiro “Continente”, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, pesquisa o vortéx há mais de 15 anos e compara e ainda se surpreende com tamanha poluição. Quando passa perto do continente, assiste-se a praias completamente cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'. Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.
Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.
E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Uma sopa de plástico se espalha do Havaí ao Japão




Charles Moore, um oceanógrafo americano que descobriu a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, acredita que ela contenha 100 milhões de toneladas de dejetos. A idéia original era de que fosse como uma ilha de plástico sobre a qual se pudesse andar. Na verdade, é quase como se fosse uma sopa de plástico. Curtis Ebbesmeyer, comentado acima, vem acompanhando o acúmulo de plástico nos mares há mais de 15 anos e compara o lixo a uma entidade com vida: “Ela se movimenta como um grande animal sem coleira”. E quando o animal se aproxima da terra, como acontece no arquipélago do Havaí, os resultados são dramáticos. Historicamente, o plástico que chegava às correntes marítimas se biodegradavam. Mas os plásticos modernos duram tanto que encontraram no Pacífico Norte objetos com mais de 50 anos de idade, intactos. E o mar de lixo, por ser translúcido, não é captável por satélites, diz o Independent. O lixo plástico causa a morte de mais de um milhão de pássaros marinhos por ano, assim como a de mais de 100 mil mamíferos no mar. Foram encontrados em estômagos de pássaros marinhos seringas, isqueiros e escovas de dentes, confundidos com alimentos.



Obs: Todos essas pequenas partes de plásticos foram encontrados no estômago de uma única ave.







No mundo inteiro sobre 100 pássaros as espécies são sabidas para ingerir partículas plásticas. Isto inclui mais de 35 espécies situadas fora da costa de África do Sul. Um estudo recente de hatchlings azuis do petrel no console de Marion remoto de África do Sul mostrou que 90 por cento dos pintainhos do bebê examinados tiveram o plástico em seus sistemas digestivos, alimentados aparentemente a eles acidentalmente por seus pais. As ave marinho de África do Sul são a população afetada a mais elevada da ave marinho no mundo. Os plásticos permanecem nos sistemas digestivos do pássaro, impedindo a digestão e causando a inanição.

Conhecer estes fatos ajuda-nos a repensar os valores e principalmente a rever o nosso papel face ao meio ambiente. Para termos diferentes resultados, impõe-se-nos agir de forma diferente! Começando por cada um de nós!

E agora? o que você fará com seus plásticos?

22 comentários:

  1. CAMILA CAVALCANTE DE SOUZA
    8° ANO- MANHÃ

    COMENTÁRIO
    Atualmente, a sociedade está voltada para a economia, religião e política,ignorando a sua única fonte de sobrevivência.Na verdade, a nossa falta de senso nos impossibilita de vermos o que realmente deve ser priorizado.São fatos como estes que devem ser mais publicados,para que desperte preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente.Porém, os meios de comunicação falam mais sobre a crise no Senado e na economia.Crise pior teremos no futuro, quando a raça humana entrar num processo de extinção!!! É preciso focar mais na reciclagem (não só do plástico), para que os conseqüentes danos amenizem.Qualquer ratificação que ajude a natureza é aceita.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Emanuel Carneiro de Lima
    9º Ano - Tarde

    Não fosse o mero capitalismo (irrevogável, insofismável e incontrolável) tudo poderia ter sido bem diferente. Será que seriamos ainda tão "inconscientes" de nossos estragos ao meio ambiente que vivemos se não houvesse uma manipulação de nossos pensamentos pela mídia que coloca viseiras em nossos olhos e nos faz de "burros"? Há muito o que ser repensado para melhorarmos. Mas, o mais provável que vai acontecer é que muitos só vão olhar para isso quando não houver mais volta, se é que ainda há. Se não houver, ainda assim não deixemos de nos preocupar, nossa casa só vai ficar limpa se nós a limparmos, ou você espera o vizinho ir varrer sua casa todos os dias por livre e espontânea vontade.

    ResponderExcluir
  3. Nathanael da silva

    9ºano-tarde

    Não fosse o mero capitalismo (irrevogável, insofismável e incontrolável) tudo poderia ter sido bem diferente. Será que seriamos ainda tão "inconscientes" de nossos estragos ao meio ambiente que vivemos se não houvesse uma manipulação de nossos pensamentos pela mídia que coloca viseiras em nossos olhos e nos faz de "burros"? Há muito o que ser repensado para melhorarmos.Atualmente, a sociedade está voltada para a economia, religião e política,ignorando a sua única fonte de sobrevivência.Na verdade, a nossa falta de senso nos impossibilita de vermos o que realmente deve ser priorizado.São fatos como estes que devem ser mais publicados,para que desperte preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente

    ResponderExcluir
  4. Julie Anne Costa Silva 9° ano tarde.

    Na verdade, a nossa falta de senso nos impossibilita de vermos o que realmente deve ser priorizado.São fatos como estes que devem ser mais publicados,para que desperte preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente.Porém, os meios de comunicação falam mais sobre a crise no Senado e na economia.Se não houver, ainda assim não deixemos de nos preocupar, nossa casa só vai ficar limpa se nós a limparmos, ou você espera o vizinho ir varrer sua casa todos os dias por livre e espontânea vontade.

    ResponderExcluir
  5. Adriano. Eu não deixei eles copiarem meu comentário viu, pegaram aí e fizeram plágio, o povo do 9º ano tarde não presta.

    ResponderExcluir
  6. Willame Melo Nogueira
    9º Ano Tarde

    Eu achei interessante a grande quantidade de lixo plástico que existe no vortex no oceano pacífico. Mostra como nós poluímos muito o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Adriano,copiaram meu coméntário!!

    ResponderExcluir
  8. Lucas Henrique. 8 ano tarde22 agosto, 2009

    É incrivel a capacidade do ser humano de não se preocupar com a natureza. Não cuidar da natureza é não cuidar de nós mesmos. Com a cadeia alimentar vemos que a poluição causado por nós atinge principalmente a nós. Os peixes se alimentam desse lixo e a gente se alimenta dos peixes. Nós também não somos os principais prejudcados por isso,mas também 1 milhão de aves marinhas morrem porque se alimentam desse lixo. Nós deviamos ter vergonha disso. É o futuro da natureza e o nosso que está em jogo.

    ResponderExcluir
  9. LUAN MARINHO DE SOUZA 9°ANO MANHÃ23 agosto, 2009

    É triste como o homem trata sem importância o resto dos seres vivos do planeta, sem pensar de como eles estarão no futuro.

    ResponderExcluir
  10. Acho que os países é para se reunir e tomar uma solução para esse problema.E também para invertirem em reciclagem, pois se isso continuar muitos mais animais vão morre.

    Andrinny Leal 8ºano mannhã

    ResponderExcluir
  11. Emille Maria das graças Honorato Silva
    8ºano manhã

    Falta de conscientização em qualquer local de estudos, de trabalho, etc.
    Provoca a falta de interesse no meio ambiente, e claro pela vida sobre a terra...
    Terra é não só a nossa casa, mas casa de vários outros animais, plantas e seres vivos que necessitam de um lugar livre das poluições.
    A necessidades deveriam atrair as atenções de todos para cuidar da terra.

    ResponderExcluir
  12. •Dábila Tainá Souza de Moura (9° ano manhã)

    É interessante como o homem destroi o próprio mundo que ele vive. As pessoas deveriam ter a consciencia de que isso faz mal para todos os nós.Se as coisas continuarem do jeito que estão muitos seres irão morrer,pois não dá para viver em um mundo desse jeito,onde os homens não respeitam nada!

    ResponderExcluir
  13. GABRIELA LOBO - 8ºANO - TARDE

    É tão irônico o "ser humano" se autodenominar racional, não é professor? Então por que ele age feito um animal? São essas e outras perguntas que pairam no ar; sem respostas. Talvez a ambição seja tanta que o próprio não se preocupe com o meio ambiente. Mal sabe o mesmo que essas ações irão voltar para ele, é a ação e reação, toma lá da cá.
    E todos esses plásticos à deriva, causando total destruição aos animais e à sociedade? Eu não quero morrer daqui a cinco ou dez anos intoxicada por esses plásticos que 'outros' jogaram no mar. Acredito que ninguém queira. É tão melancólico ver o ser humano se autodestruindo; o problema que é a mais pura verdade. O que devemos fazer é nos reciclar. EU SOU DE PLÁSTICO...RECICLÁVEL.

    ResponderExcluir
  14. GABRIELA LOBO - 8º ANO - TARDE

    Profº Adriano esse ai é meu comentário se aparecer alguém com o mesmo é porque clonaram.
    Tchau!

    ResponderExcluir
  15. Guilherme lobo

    O ser humano não tem jeito mesmo. Parece que desmatar e queimar florestas, jogar poluentes no ar e entre outras coisas não foi o bastante para ele. Jogar plásticos no mar? Dessa vez o homem se superou.É triste ver tantas aves mortas por consumir os plásticos que estão no mar, e com os peixes não ocorre diferente.Os homens em geral têm que se consciêntizar, antes que o mundo vire uma bola de plástico.

    ResponderExcluir
  16. Táscio Matheus Alves Monteiro 9º tarde

    Eu achei muito interessante o texto , porque mostra o quanto as pessoas poluem o meio ambiente, jogando lixo no chão.Isso faz com que a nossa terra se acabe aos poucos.

    ResponderExcluir
  17. Amanda Ferreira 1ºMédio Manhã

    O homem está acabando com o mundo, o próprio lugar onde vive. Temos que reciclar mais, sabe se cada um fizer um pouco, se tornará muito. O homem hoje só pensa em dinheiro, dinheiro, dinheiro e lucro. Claro que há as exceções, grupos que tentam reverter essa situação, e graças a eles o mundo não está pior. Temos que ser realistas e ver que há muito a ser feito e que o tempo é curto. O futuro é agora e se demorarmos um pouco mais nao haverá mais. Sei que pode ser um discurso manjado e que muitos não podem dar importância, mas é a pura verdade. Só depende de nós a sobrevivência do planeta.

    ResponderExcluir
  18. Thamires Colares da Sila -9º ano Manhã24 agosto, 2009

    quando a genti para pa pensar,realmente nos damos conta de quanto estamos destruindo o nosso habitat.Em certos casos sem percebermos,mas já em outros,as pessoas fazem pelo simples fato de não se importarem,acharem q num vai influenciar em nada.Porém,temos q nos dar conta que se continuarmos a poluir o meio em que vivemos,iremos prejudicar tanto a nós msm,como as outyras gerações e até mesmo o meio ambiente.Se o número de lixo no planeta já é tão grande,que se pode formar um continente,como será no futuro? só nós podemos mudar essa situaçãO'.

    ResponderExcluir
  19. Andreza Lima 1°Médio-Manhã27 agosto, 2009

    Adriano,muito interesante o assunto ,podemos ver assim ,que os msterias jogados no lixo ,não acabam por aí ,a má educação humana ,vem crescendo e os problemas ambientais vem crescendo também ,as soluções são muitas porém não são usadas por nós ,que tantos necessitamos da natureza para a sobrevivencia ,é muito trsite ver,que algo que poderia ser reciclado e gera renda e instabilidade para famílias ,esta acabando com a fauna algo muito importante no mundo ,e poluindo não so o oceano ,mais toda a terra está sendo afetada pelo lixo,pela poluição e pela falta de concientização do ser humano.Parabéns pelo assunto escolhido ,te adimiro muito Adriano,você é um Homem de ampla de intelêgencia.

    ResponderExcluir
  20. Andreza Lima 1°Médio-Manhã27 agosto, 2009

    Adriano,muito interesante o assunto ,podemos ver assim ,que os materias jogados no lixo ,não acabam por aí ,a má educação humana ,vem crescendo e os problemas ambientais vem crescendo também ,as soluções são muitas porém não são usadas por nós ,que tantos necessitamos da natureza para a sobrevivencia ,é muito triste ver,que algo que poderia ser reciclado e gera renda e instabilidade para famílias ,esta acabando com a fauna algo muito importante no mundo ,e poluindo não so o oceano ,mais toda a terra está sendo afetada pelo lixo,pela poluição e pela falta de concientização do ser humano.Parabéns pelo assunto escolhido ,te adimiro muito Adriano,você é um Homem de ampla de inteligência.

    ResponderExcluir
  21. Elenara Silva Missiaggia 1ºMédio-Manhã

    Muito interessante este blog, além de mostrar sua capacidade intelectual, nos dá a oportunidade de saber das curiosidades do planeta Terra. Nunca imaginei que em nosso Planeta pudesse ser encontrados tanto "estoque" de lixo plástico deixado pelo homem. Isso serve de conscienização, tanto lixo que poderia ser reciclado é desperdiçado, jogado nas ruas, em rios, causando poluição não só na superfície terrestre e nos oceanos, mas também no ar. Além disso, algo que nunca pude imaginar, é que é constantemente encontrado plástico no intestino de animais, algo que prova a falta de educação e a inconsequência humana. Parabéns pelo assunto e pelo trabalho que foi mostrado com tanta perfeição e interatividade.

    ResponderExcluir
  22. é meio que aparorante ver que o mundo está desse jeito. fiquei com pena da probrezinha da tartaruga. tipo, acho que se todas as pessoas tentassem mudar seu pensamento seria muito. mais também tem o lado que tipo, num adianta eu separar meu lixo, e meu vizinho, e vir o cara do lixo e misturar tudo, e no final ir tudo pro mar do mesmo jeito. Acho que todo o MUNDO devia dar sua contribuição.

    Lia Raquel Santos Teixeira - 1º médio, manhã

    ResponderExcluir